Na noite de quarta-feira (26), os desembargadores Gilberto Pinheiro, vice-presidente do TJAP, e João Guilherme Lages, diretor da Escola Judicial do Amapá (EJAP), palestraram para acadêmicos do 10º semestre do curso de Direito e professores da Faculdade CEAP.
|
Dsembargador Gilberto Pinheiro |
O tema foi
“Área de ressaca: os impactos ambientais desses espaços legalmente protegidos na cidade de Macapá a partir da dinâmica urbana vivenciada nas duas últimas décadas”
O desembargador Gilberto Pinheiro falou sobre "As fases de transição do Amapá, de território para estado; os projetos de desenvolvimento e os impactos causados no meio ambiente em decorrência do crescimento populacional". O magistrado fez um apanhado histórico sobre a fundação de Macapá, a formação dos seus bairros e a ocupação desordenada que atingiu as áreas de ressaca.
|
Desembargador João Guilherme Lages |
A abordagem do desembargador João Guilherme Lages foi sobre
“A Desagregação Social e o Aumento da Criminalidade”, que entre outros temas trouxe informações sobre pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde também leciona, acerca do tratamento dado pelo estado à comunidade que reside nas áreas de ressaca, além de pontuar questões sobre as intervenções federais nos estados, como exemplo do Rio de Janeiro.
Também participaram das palestras a servidora do Ministério Público Estadual, Ivana Contente Gonçalves de Almeida, e a advogada Sandra Regina Martins Maciel. O diretor do CEAP, José Claudio da Silva e a coordenadora do curso de direito, Camila Rodrigues Ilário compuseram a mesa de honra
Nenhum comentário:
Postar um comentário