sábado, 31 de março de 2018

Ritmo, gengibirra e tia Zefa abrem o Ciclo do Marabaixo na Associação Raimundo Ladislau, no Laguinho

O evento de abertura do Ciclo do Marabaixo está marcado para a tarde deste domingo de Páscoa, 1/04, na Associação Raimundo Ladislau, na Eliezer Levy, 632, no bairro do Laguinho.
Marabaixeiros e Marabaixeiras festejam a mais tradicional manifestação cultural do Amapá ao som das caixas e regado a gengibirra.

Segundo Laura do Marabaixo, a tia Zefa, a mais antiga marabaixeira do Amapá com seus 102 anos, estará presente ao evento. Tia Zefa será mais uma vez homenageada por ser uma lenda viva e por ter contribuído muito com o marabaixo, no Amapá.
Laura, conhecida como a que produz a melhor gengibirra da cidade, me disse que está tudo preparado. O salão da Associação Raimundo Ladislau já está decorado e a expectativa é de que o publico se divirta até altas horas domingo.
Confira a programação completa do Ciclo do Marabaixo:


Ministro da Cultura vem ao Amapá para abrir Seminário Circuito de Cultura

O primeiro seminário do circuito Cultura Gera Futuro terá a presença do titular da pasta da Cultura do governo federal, Sérgio Leitão. Ele chega a Macapá na segunda de manhã e vai direto ao Sebrae onde fará a abertura do evento, prevista para 9h.

Este circuito percorrerá todas as capitais do país, começando por Macapá com o objetivo de capacitar produtores e gestores públicos para utilizarem os mecanismos de fomento à cultura, disponibilizados pelo governo federal.

O ministro Sergio Leitão visitará  o Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD), um espaço gratuito voltado para a produção e difusão de conteúdo audiovisual amapaense e aperfeiçoamento de profissionais que atuam no segmento instalado com recursos de sua pasta

Na oportunidade, o ministro Sergio de Sá Leitão e o governador Waldez Góes irão assinar a criação da gerência e a nomeação dos profissionais do NPD Equinócio. O espaço é considerado um marco para o segmento audiovisual amapaense.


SEGUNDA, 02 DE ABRIL DE 2018
Hora: 09:00h
Local: Auditório do Sebrae. Avenida Ernesto Borges, nº 39, - Laguinho - Macapá (AP).

Contato(s):
ATENDIMENTO À IMPRENSA - Rodolfo Junior - 9 8138-6698 / Eloisy Santos - 9 9147-2590

Troca troca no secretariado de Clécio Luis

Clécio Luis será obrigado a mudanças profundas na gestão
O prefeito Clécio Luis terá que, forçosamente, mudar o seu quadro de gestores por causa do projeto politico de uma boa parte deles. Veja a relação dos que exercem cargos no primeiro escalação da prefeitura de Macapá que serão exonerados na segunda feira, 2/04 porque vão disputar as eleições de outubro próximo.
- Silvana Vedovelli filiada ao PP(Partido Progressista) Secretária de Saúde,ainda não se sabe qual cargo eletivo concorrerá em 2018.
- Lucas Abrahão ,Rede Sustentabilidade Secretário de Assistência Social, disputará uma vaga para câmara federal.
- Luis Carlos PSDB Macapá Previdência, candidato a deputado federal.
- Telma Miranda PSC, Secretaria de Desenvolvimento Urbano,candidata do grupo do Da Lua a deputada estadual.
- Claudiomar Rosa Secretário de Manutenção Urbanística,sai do PSol e concorre pela Rede Sustentabilidade a uma vaga de deputado estadual.
- Juli Pereira Instituto de Turismo,Rede Sustentabilidade , candidata a deputada estadual.
- Andre Lima PPL Ctmac , retorna a câmara de vereadores e é candidato a deputado federal.
- Milhomem Secretário de Assuntos extraordinários ,agora no Avante é candidato mais uma vez a Deputado Federal.
- Luciano Dias PP, Secretário de desenvolvimento econômico , é candidato a deputado estadual.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Grupos de oração promovem a peregrinação da Via Sacra em Macapá

A peregrinação da via sacra organizado pelos grupos de oração da paróquia Nossa Senhora da Conceição, percorreu, nesta sexta feira, as ruas da capital, Macapá.
Neste ano de 2018, o cortejo saiu da Conceição e visitou as igrejas de Santo Antonio, Catedral de São Jose no centro, São Carmelo e Jesus de Nazaré, José Anchienta, no bairro Santa Rita e terminou na igreja dos capuchinhos, na avenida Fab. 
O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Fecomércio promove mutirão para aumentar atrair ao REFIS

Começa nesta segunda feira, 2, e vai até o dia 10 de abril a primeira “Semana do REFIS ESTADUAL”. O horário é das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Fórum Desembargador Leal de Mira. A iniciativa é fruto de uma cooperação entre o Governo do Estado e as entidades do setor produtivo lideradas pela Fecomércio.
O programa do Refis foi lançado pelo Governo do Estado ainda em janeiro deste ano após solicitação das entidades do setor produtivo e a Fecomércio. Desde então está permitindo que empreendedores de pequeno, médio e grande porte, parcelem débitos fiscais com redução de juros e multas.

Durante a Semana do REFIS, os técnicos da Secretaria da Fazenda de Estado (SEFAZ) estarão à disposição para prestar esclarecimentos e adesão dos empresários ao Programa do REFIS, com a possibilidade de parcelas débitos em prazos de até 84 meses.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Fátima Pelaes e ministro Picciani lançam campanha contra assédio no esporte

O evento foi no Rio de Janeiro. O lançamento do programa Esporte Sem Assédio aconteceu  no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro com as presenças da secretária Nacional de Politicas para Mulheres, Fátima Pelaes e do ministro dos Esportes, Leonardo Piccian. O projeto visa prevenir e combater a violência e o assédio às atletas brasileiras no território nacional e internacional e incentivar atletas, dirigentes e pessoas do meio a denunciar casos de violência e assédio por meio do Ligue 180- Central de Atendimento à Mulher da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM).
Segundo Fátima Pelaes, o programa prevê a construção de protocolo único entre o Ministério do Esporte, a SPM, o Conselho Nacional de Justiça e a Rede Nacional de Enfrentamento à Violência.O "Ligue 180" será adotado como canal de denúncia tanto no Brasil como no exterior. Haverá capacitação dos atendentes para receber as denúncias de atletas, criação e  pactuação de fluxo de assistência psicossocial/jurídica, tratamento das informações recebidas por meio de indicadores padronizados e o monitoramento do serviço. O cronograma do programa Esporte Sem Assédio realizará ainda  seminário com os clubes para sensibilizá-los sobre a importância do serviço.

Deus ressuscitou Jesus, aleluia

Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá      

Neste ano, por coincidência, o domingo de Páscoa cai no dia 1º de abril, apelidado como “Dia da Mentira”. Uma brincadeira que caiu no gosto do povo e que não deixa de gerar confusões. Algumas acabam em belas e alegres gargalhadas, outras deixam rastos de raiva e humilhação. Em tempos de redes sociais, tenho certeza de que a questão da data dará muitas conversas, a favor ou contra. No entanto, se, no dia de Páscoa, al guém escrever: “Uma mentira que dura mais de 2000 anos”, não estará dizendo nada de novo.
No evangelho de Mateus, lemos que os guardas que tinham sido colocados para vigiar o túmulo de Jesus foram comprados, justamente, para espalhar a notícia falsa do roubo do corpo por parte dos discípulos dele (Mt 28,11-15). Outros, evidentemente, usarão argumentações mais sutis e elaboradas para difamar a fé dos cristãos. É bom estar preparados, não só para dar “razão da nossa fé” (1Pd 3,15), m as, sobretudo, para a nossa própria paz interior e podermos celebrar com alegria o evento que dá sentido ao nosso ser cristão. Um dia, também São Paulo escreveu aos fiéis de Corinto que “se Cristo não ressuscitou...a vossa fé não tem nenhum valor” (1Cor 15,12-18) e concluía, de forma mais lapidária ainda: “Se é só para esta vida que pusemos a nossa esperança em Cristo, somos, dentre todos os homens, os mais dignos de compaixão.” (1Cor 15,19). Vamos, portanto, entender um pouco a questão, sem a pretensão de esgotar o assunto ou obrigar alguém a acreditar. A fé é um dom de Deus e nunca será o simples resultado dos nossos argumentos racionais, porque, se fosse assim, chegaríamos a pensar que, no fundo, o que está em jogo não é mais algo, ou Alguém, acima de nós, mas tu do seria somente o fruto da, cada vez mais orgulhosa, inteligência humana.
Vamos logo tirar da nossa frente uma questão: verdade ou verdadeiro é só o que cada um de nós pode experimentar ou não? Nesse caso, o nosso conhecimento real seria bem reduzido. Bem pouco podemos ver com os nossos olhos ou experimentar com os demais sentidos. Na maioria das vezes, confiamos em quem nos diz ter visto, ouvido, e assim por diante. Em geral, todos confiamos, por exemplo, naquela que, de alguns séculos para cá, chamamos de “ci&e circ;ncia experimental”. Quando algo é provado e os experimentos podem ser repetidos nos laboratórios, o resultado merece toda a nossa confiança. No entanto, tem eventos que aconteceram uma vez por todas e que somente, em parte, são desvelados. É o caso do tão badalado, possível, Big Bang.
Nesse sentido, a Ressurreição de Jesus está fora dos eventos que podem ser experimentados, medidos ou repetidos. Está num outro plano, o da fé, ou seja, daquelas verdades que admitem a existência de Alguém maior do que nós. Alguém que, convencionalmente, chamamos de Deus. Nesse caso, porém, não é um Deus qualquer, um ser sem rosto, fruto de especulações filosóficas ou sapienciais, mas aquele Deus, Pai de Jesus que, alguns dias antes, tinha sido crucificado e que todos tinham visto morrer e ser sepultado. Esse foi o primeiro anúncio de Pedro no dia de Pentecostes: “... Deus ressuscitou este mesmo Jesus, e disso nós somos testemunhas.” (At 2,32). E, logo em seguida, o apóstolo declara: “Portanto, que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes” (At 2,36).
A Ressurreição de Jesus não foi a volta à vida biológica de um cadáver, que depois teria morrido novamente. Foi algo totalmente novo, além de toda a expectativa e experiência humana. Algo, porém, que desde sempre está na esperança de cada ser vivo consciente da sua mortalidade. Nós todos nascemos com sede de vida e nos parece absurdo caminhar rumo à morte. A Ressurreição de Jesus abre a nossa visão sobre “outro mundo possível”, o mundo da realidade de Deus, do amor dele, da sua Vida Plena prometida a todos àqueles que nele acreditarem. Esta Vida é, e não é, outra Vida. É Vida diferente, porque é a própria Vida de Deus, mas é uma Vida que começa aqui, nesta nossa pobre existência de peregrinos, quando abrimos o nosso coração ao amor solidário e fraterno, quando apostamos que a busca do Reino de Deus e da sua justiça nos traga já os germes e os sinais da Vida Plena, Eterna, onde “não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram” (Ap 21,4).
A verdade da Ressurreição de Jesus e da nossa só pode ser entendida e acreditada junta com a Verdade do Amor de Deus e do amor nosso quando, de fato, gera vida nova, para todos, sem exclusões e sem limites de entrega. Os primeiros discípulos acreditaram, os mártires derramaram o seu sangue, incontáveis cristãos, santos e santas, humildes e famosos, seguiram os passos de Jesus, o Homem Novo, ressuscitado. São Vitor já dizia: & ldquo;Senhor, se o nosso é um erro, foste tu que nos enganaste”. Mas Deus não mente, não engana ninguém. Para os que acreditam somente Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida

quarta-feira, 28 de março de 2018

Papaléo é levado em regime de urgência a Belém.

O vice governador do Amapá, Papaléo Paes embarcou, hoje, às pressas a Belém. Papaléo estaria com uma hemorragia no intestino. Ele foi levado de UTI no ar e está internado no hospital Porto Dias.
Ainda não há diagnóstico. Papaléo não tinha antecedentes com esse tipo de doença. Anteontem ainda teve tempo de se filiar ao PSD, partido do Gilberto Kassab.

Jaime pode ir para o Solidariedade

Fonte fidedigna me garante que a viagem do empresário Jaime Nunes a Brasília teve o objetivo de conversar com o Deputado Paulinho da Força, presidente do Solidariedade. A informação bate com a que o blog havia veiculado mais cedo, ou seja, da possibilidade de Jaime deixar o PROS e procurar outro rumo.



Jaime Nunes se mobiliza para viabilizar candidatura ao senado


O empresário Jaime Nunes ainda é filiado ao PROS, mas sabe-se que ele sinalizou a pretensão de mudar de sigla para viabilizar sua candidatura ao Senado. Da base de Waldez, o PROS, controlado por Acácio Favacho,  não garantiu a vaga na chapa majoritária.  Sem ter o controle de um partido, ele tem sido sondado por outras siglas que gostariam de tê-lo em suas fileiras, entre elas o PTC. Até 2 de abril, data limite para filiação partidária, dá para saber que rumo JN vai tomar. (Foto: Seles Nafes)

PTB lança Lucas para disputar o Senado

Lucas Barreto confirma o que já se fala aos quatro cantos da cidade há um bom tempo: é candidato ao senado, pelo PTB. Como o partido está na base de Waldez Góes (PDT), ele deve compor a chapa com o MDB que também está com WG que também apresentará candidato ao senado.

Aumenta o desmatamento nas florestas do Amapá

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Amapá registrou pelo 5º ano consecutivo o menor índice de desmatamento entre os estados da Amazônia Legal. Foram 24 quilômetros quadrados de área desmatada em 2016.
Os indicadores mostram que apesar de ser o estado que menos desmatou, houve um aumento no índice em relação ao ano anterior, quando foram registrados 13 quilômetros quadrados de florestas devastadas. 

Madeira ilegal é apreendida em Porto Grande

Foto: Abinoam Santiago
Uma grande quantidade de madeira foi apreendida, ontem, em operação do Batalhão Ambiental da Polícia Militar coordenada pelo Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).
A apreensão ocorreu na localidade do Cupixi, no município de Porto Grande. É tanta madeira que os fiscais ainda estão contabilizando.
O Imap informa que a carga estava sem o Documento de Origem Florestal (DOF), licença obrigatória
para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

Luciana Gurgel pede licença, vai a Brasilia e a sogra assume o seu posto

A Deputada Luciana Gurgel  (PMB) pede licença da Assembleia pelo prazo de 6 meses. Anuncia que vai fazer um curso de especialização na área de Gestão Pública, em Brasília. Ela justifica seu afastamento, entre outras, para acompanhar (sic) o andamento dos projetos relativos ao Amapá, nos ministérios. 
Na nota divulgada pela assessoria, Luciana diz que vai trocar de partido. Doravante vai vestir a camisa do PR, partido do seu marido.
Na ausência de Luciana, assume a primeira suplente, sua sogra, Telma Gurgel.

terça-feira, 27 de março de 2018

Waldez mexe no Governo e troca gestores

Mudanças no governo sinalizam quem sai dos cargos para disputar as eleições. Jorge Amanajás deixa a Setrap e em seu posto entra Benedito Conceição; Ericlaudio Alencar sai da Sejusp para entrar o Coronel Carlos que está na reserva , mas carrega em se currículo o posto de comandante da PM. Dos que saíram só Ericlaudio anunciou a quem vai disputar as eleições. Ele tentará a reeleição de deputado estadual. Jorge Amanharás que está sem mandato desde 2010 ainda não anunciou que caminho vai tomar. Há alguns meses chegou-se a cogita-lo como candidato ao Senado.
Waldez fez o troca troca. Tirou o Alcyr Matos, das Cidades e mandou para a Infraestrutura em lugar de João Henrique que senta na cadeira que era de Alcyr.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Eleições e o marketing digital

Olimpio Guarany*
 As eleições gerais de outubro próximo serão uma das mais atribuladas  da história politica brasileira pós-ditadura. Devido a crise política e os traumas que população vem sofrendo com os acontecimentos dos últimos anos, com os solavancos que a economia tem tomado e pela descrença que se instalou grande parte dos eleitores, esta será uma eleição onde a rejeição à políticos de carreira será, talvez, a maior da história. Ao que se pode prever, nestas eleições, teremos a maior renovação de congressistas de todos os tempos, tudo por conta do que o país viveu nesses últimos anos. Não precisa ser um especialista para entender que as circunstância abrem caminho para novos candidatos, em todas as esferas. Cidadãos comuns terão ampla aceitação, sobretudo se já tiverem uma imagem sedimentada de ativismo em causas populares, se bem trabalhados terão grandes chances.
O maior inimigo do candidato às eleições de 2018 chama-se “tradicionalismo”. O candidato à moda antiga ainda se preocupa demasiadamente com os santinhos, com os adesivos, com a opinião do marketeiro, quando na realidade o desempenho de sua campanha e, consequentemente de sua votação, vai depender da estratégia montada com base no marketing digital.
Não perder os votos amealhados nas reuniões, eventos, marketing convencional também depende diretamente do marketing político digital, é o que nós chamados de inbound marketing, criar uma jornada de conversão.
Os potenciais candidatos deste ano devem ter em mente que, devido ao acesso fácil da população a comunicação digital, será necessário destinar uma boa parte da verba de campanha para o marketing digital. Levantamento feito pela entidade que reúne os profissionais de marketing digital revela que em 2014 foram destinados apenas 10% da verba de campanha para este setor. Especialistas defendem que aumentar o investimento em marketing digital ainda sai muito mais barato do que o marketing convencional.  A pesquisa mostra porque deve-se investir mais em propaganda digital do que impressa, por exemplo. Um ponto a se considerar é a fortíssima rejeição que os jovens tem à impressos. Nem olham, se desfazem imediatamente e ainda ralham que estão sujando o planeta. Ou seja, uma campanha digital, além de mais barata, é ecologicamente correta.
O sucesso das duas últimas campanhas nos Estados Unidos que elegeram Obama e Trump servem como referência e sustentação para a tese de que um bom investimento em marketing digital produz excelentes resultados eleitorais.
____________________________________________________________________________

Olimpio Guarany é jornalista, economista e professor universitário.

Desde ontem, 24, quem tiver boleto atrasado poderá efetuar o pagamento em qualquer agência bancária. Até então, só era possível fazer o pagamento do boleto atrasado em uma agência da instituição emissora do documento. A partir de julho de 2017, a Febraban (Federaç!ão Brasileira dos Bancos) vem implantando o sistema de cobrança bancária que obedece um calendário de redução dos valores até que seja aceito qualquer valor.
Cobrança 
População de Santana, tida como bairrista por muitos, gosta mesmo de assistir aos programas de TV e ouvir as rádios locais. Isso tem obrigado o prefeito Ofirney Sadala a tirar uma boa parte do seu tempo para se justificar diante de tanta cobrança. Essa semana, num só dia, na mesma faixa de horário, ele participou de três programas de TVs.

Troca troca
A cabeça do eleitor que votou no pleito de 2014 deve estar um trevo. A flexibilidade da lei eleitoral que permite a mudança de partido até seis meses antes da eleição, facilitou o troca troca, obrigando o eleitor a pesquisar em que partido foi parar o seu candidato. Para embaralhar ainda mais, alguns partidos mudaram de nome.

Direita volver 
Circula na internet um áudio com discurso que faz apologia aos governos militares. Uma pérola. O que me impressiona é ver jovens replicando isso nos grupos e em listas de transmissão como se tivessem anunciando o Messias. Só um toque aos desavisados ou alienados que não conhecem a história recente do país: O “aguarde" na frase final dele, diz tudo. #FicaDica.

Inaugurações  
O Governo está fechando o cronograma de inaugurações antes de começar a campanha. Isso obriga aos gestores da Infraestrutura, Transportes, Cidades e outras afins a concluirem as obras ainda no período em que Waldez poderá comparecer às solenidades.

Sacaca 


A transferência do acervo do mestre Sacaca para o museu que leva o seu nome, deu outra dimensão aquele espaço. Sacaca ia à floresta buscar a matéria prima para suas obras. Agora, perto dele, no quintal dele, o governo planta as arvores. O museu a céu, revitalizado, me parece completo. Agora é conservá-lo.

Ao governo

Deu o que todo mundo já sabia: Capi é candidato ao governo. Na verdade se pararmos para uma análise,  esse lance da consulta para se saber o que Capi faria da vida dele, foi só uma estratégia. Era o que o chefe pessebista queria: dar quilometragem ao assunto, ganhar espaço na mídia e fazer todo ficar falando nisso.

Eleições 2018

Calendário eleitoral marca as próximas datas: 2 de abril de 2018: Prazo limite para o candidato estar  filiado a um partido; 7 de abril, fechamento da janela para quem quer trocar de partido.

4 de maio de 2018: Data  final para o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial (destinada aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).

sexta-feira, 23 de março de 2018

Obediente até a morte - Artigo

Dom Pedro Conti, Bispo de Macapá 
A Semana Santa, que iniciamos com o Domingo de Ramos, é uma grande convocação para os cristãos católicos. Não é uma comemoração de algo do passado e nem uma encenação mais ou menos folclórica. O que está em jogo é a nossa própria fé. A liturgia deste domingo nos faz lembrar dois acontecimentos: a entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado como o “bendito que vem em nome do Senhor”, e a morte dele na cruz, alguns dias depois, desfecho de terríveis sofrimentos. Nos dias seguintes, ao longo da semana, continuaremos a reviver aqueles momentos decisivos da vida de Jesus até o Domingo da Ressurreição.
Somos convocados como cristãos a acreditar no sentido e no valor único e irrepetível da paixão e morte de Jesus. Antes de ser reconhecido e acreditado como “Senhor”, após a sua ressurreição, Jesus passou pela vergonha, humilhação e obediência da cruz. A quem ele obedeceu? A Deus Pai. Mas porque isto é tão importante ao ponto de marcar para sempre a história da humanidade? Talvez para alguns bilhões de seres humanos tudo isso seja insignificante ou até blasfemo, conforme as suas convicções religiosas, filosóficas ou simplesmente existenciais. Não pode sê-lo, porém, para os que se declaram cristão s. A motivação é a mesma da nossa fé. Nós não acreditamos num “deus” sem rosto e sem nome, ou resultado das nossas especulações racionais. Nós acreditamos naquele Deus que Jesus veio nos fazer conhecer, através da história do povo de Israel, preparada por séculos, e, enfim, concluída na pessoa dele, no jeito dele “contar”, com a sua vida, o amor do Pai.
A experiência de cada ser humano pode-se resumir entre o medo da morte e a disputa para a própria afirmação. Esta é a tentação e a decisão de sempre e de todos: achar, ou não, que nós somos os “deuses” deste mundo e, por isso, excluir da nossa vida qualquer “deus” que não colabore com os nossos projetos de sobrevivência. Por terem o mesmo objetivo, esses “planos” humanos acabam sendo de poder, de superioridade de uns sobre outros, de bem-estar particular, somente para alguns poucos privilegiados. Nesses projetos, apesar das palavras bonitas, cabem bem poucas ações concretas de partilha, solidariedade e fraternidade. A grande, grande mesmo, maioria da humanidade fica de fora, sempre sonhando entrar para fazer parte, um dia, de algum clube de eleitos. Quando a pessoa obedece aos seus desejos de poder e superioridade, coloca a sua inteligência e os seus sentimentos a serviço da ganância e, infelizmente, também da violência. O que vale é a força das armas, do dinheiro, da tecnologia.
Para quem se declara cristão e conhece um pouco da boa notícia de Jesus, é fácil perceber que o “projeto” dele, que chamou de “Reino de Deus” era, e ainda é, o contrário de tudo aquilo que acabei de descrever. Não podia ter sucesso, era ousado demais. Os que condenaram Jesus pensaram ter matado a sua proposta junto com ele na cruz.  No entanto os seus discípulos não desistiram, decidiram, com a ajuda do Espírito Santo, “obedecer”, como o próprio Jesus, ao projeto de Deus Pai e “desobedecer” a qualquer outro plano simplesmente humano de autoafirmação individual ou de grupo. Nós, os cristãos de hoje, so mos chamados a sermos os continuadores do projeto do Reino. Jesus ensinou a buscá-lo antes de tudo. O resto, incluindo a paz mundial e uma vida digna para todos os seres vivos nos será dado por acréscimo.
Ouso chamar isso de “convocação”, porque precisamos unir mais as forças da boa vontade, da honestidade e da generosidade. A comunidade dos seguidores de Jesus, a Igreja, não coincide com o Reino de Deus, ele é maior, mas dele deve ser “o germe e o início”. Somente quando alguém “obedece” de novo, o Reino continua acontecendo e crescendo. Agora, é a nossa vez de sermos “obedientes” ao projeto de Deus Pai. “Até a morte” significa com toda e por toda a nossa vida, dia após dia, na paciência, no serviço, no amor. Esta é a Vida Nova, a Vida Plena de Deus vivo e verdadeiro.   

IFAP adere ao programa Rede Brasil Mulher e lança curso de empreendedorismo para mulheres em vulnerabilidade social.


Fátima Pelaes (SPM) discursa no lançamento
do Rede Brasil Mulher, no Palácio do Planalto
A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM) firma parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap) através do Rede Brasil Mulher, programa do governo federal coordenado pela SPM. Depois de aderir ao programa, o Ifap lança hoje e vai implantar em todas as unidades do Amapá, o curso de capacitação para mulheres em vulnerabilidade social, nos municípios de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Santana. Serão 120 por unidade.
Marialva Ramalho Almeida, Reitora IFAP
O lançamento do curso será hoje, às 18h, em solenidade no campus de Porto Grande e contará com a participação da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, e da reitora do Ifap, Marialva Almeida.
Na ocasião será lançado o edital com a presença de mulheres convidadas de vários segmentos, todas em situação vulnerabilidade social.

A Direção do Ifap e a secretária Fátima Pelaes vão explanar como vai funcionar o curso para que as potenciais alunas possam entender os objetivos do projeto. Esse curso visa capacitar as mulheres, futuras empreenddoras, e abrir novos horizontes de oportunidades e conquista de espaços no mercado.

O calendário de lançamento dos cursos marca para o dia 24, sábado, na Câmara Municipal de Pedra Branca do Amapari, às 9h30; dia 26, nos campi Macapá, às 9:30 e Santana às 15 horas, e no dia 28, nos campi Laranjal do Jari e Oiapoque, às 14 horas.

Rede Brasil Mulher
Presidente Temer assina decreto criando
o  Rede Brasil Mulher ao lado de
Fátima Pelaes (SPM)

A Rede Brasil Mulher é uma articulação nacional de órgãos e entidades públicas, empresariais e organizações da sociedade civil, com a finalidade de estimular ações que promovam a igualdade entre mulheres e homens, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. É uma estratégia de mobilização nacional em rede, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do governo federal para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), principalmente o objetivo quinto, “alcalçar a igualdade de Gênero e empoderar todas as Mulheres e Meninas”.

São os seguintes os eixos de atuação da Rede Brasil Mulher: saúde, educação, autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; enfrentamento e combate à violência contra a mulher e fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Entre os objetivos, estão contribuir para a redução da desigualdade entre mulheres e homens, por meio da formação de gestores, profissionais de educação e estudantes em todos os níveis e modalidades de ensino, e promover o acesso e a permanência de meninas, jovens e mulheres na educação de qualidade, contribuir para a autonomia econômica e para a igualdade de tratamento e oportunidade das mulheres no mundo do trabalho, urbano ou rural, no que se refere ao acesso, à remuneração e à ascensão, de forma a reduzir as desigualdades geracionais de classe, de raça e de etnia, bem como fomentar e fortalecer a participação plural e multirracial das mulheres nos espaços de poder e decisão, por meio da promoção de mudanças culturais, legislativas e institucionais que contribuam para a construção de valores igualitários e democráticos.
Erika Bezerra, Pró-Reitora do Ifap

Mobilização 
Para divulgar a Rede Brasil Mulher, a pró-reitora de Extensão do Ifap, Érika Bezerra, realizou reunião no dia 6 deste mês, na Associação dos Moradores do Macapaba (Asmorema), com a participação de mais de 200 mulheres.

“Por meio do curso de empreendedorismo para mulheres, pretende-se impactar de forma positiva a vida de muitas mulheres que estejam em condições de vulnerabilidade social, no sentido de promover a autoestima, autonomia, a qualificação, o empoderamento, assim como o resgatar a dignidade e igualdade de direitos", afirma a coordenadora geral Ana Cláudia Penha.

Programa Peixe Popular vai oferecer 150 toneladas na semana Santa

Serão nada menos do que 40 espécies de pescado à disposição dos amapaenses na semana de 27 a 30 de março.
O diretor-presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Edson França, disse que os preços vendidos no programa estarão cerca de 20% mais baratos do que os preços praticados pelo mercado.
Para executar o Peixe Popular na Semana Santa, o Governo do Estado investiu R$ 230 mil, aproximadamente. São cerca de 150 toneladas de pescado.

A comercialização será nos mercados de Macapá, Santana, Porto Grande, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Vitoria do Jari, Pedra Branca, Itaubal e Tartarugalzinho.

Programa Amapá Jovem prorroga prazo para entrega de documentação

Foram prorrogadas até segunda-feira, 26, às 18h, a entrega de documentação para os jovens habilitados na terceira chamada do Programa Amapá Jovem. Quem ainda não entregou documentos, basta procurar uma das unidades da Rede Super Fácil ou as gerências da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) nos municípios, com documentos e comprovantes em mãos.
Os inscritos podem consultar seus nomes por meio do site juventude.ap.gov.br, informando o número do CPF.  A partir da habilitação, as informações declaradas no ato da inscrição, feita pela internet, precisam ser confirmadas para que o processo de inclusão seja finalizado.

Suspenso reajuste da conta de luz por decisão de juiz federal

A pedido da Federação do Comércio do Amapá, o juiz federal João Bosco, da 2a. vara, decidiu suspender por 90 dias o reajuste nas tarifas de energia elétrica praticadas pela CEA com autorização da Aneel. João Bosco determina ainda que a CEA deve cortar o fornecimento de energia por ligações clandestinas, principalmente nos municipios de Macapá e Santana, nas áreas de ressaca, irregularmente ocupadas. O juiz obriga, ainda, que a CEA faça a cobrança judicial dos entes federados responsáveis pelos órgãos públicos inadimplentes.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Revitalizado, museu Sacaca reabre hoje


O IEPA lança, daqui a pouco, a campanha "Valorize o que é Nosso, venha para o museu" com o objetivo de atrair visitantes ao Museu Sacaca.  O espaço passou  por reformas e vai oferecer novas atrações como as casas de ribeirinhos e indígenas. Alguns dos novos modelos dessas habitações foram construídos pelos próprios indígenas. O museu Sacaca é um resumo do ambiente amazônico. O conjunto terá uma novidade: um bosque com amostras da flora amazônica, fonte de matéria prima das atividades de quem dá o nome ao museu, o velho Sacaca. Os visitantes tem a oportunidade de conhecer o modo de vida, os meios de transporte, as habitações entre outras características da região.
O museu Sacaca foi idealizado para servir de fonte de pesquisa, preservar a história e cultura do povo daqui. É um modelinho que ajuda na conscientização das pessoas no quesito conservação dos valores amazônicos. Na reabertura do museu, o governador Waldez Góes faz uma visita monitorada junto com a imprensa.

quarta-feira, 21 de março de 2018

CEA inicia reforma e modernização da Central de Atendimento ao Público

As obras começam nesta quinta-feira (22) e levarão 30 dias para serem concluídas. Devido a  reforma, fica suspenso o atendimento da agência central, localizada na Av. Prof. Cora de Carvalho.
Nesses 30 dias, o atendimento presencial será prestado, somente, nas agências da CEA na Rede Super Fácil, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. A CEA providenciou o reforço da equipe de atendimento do Super Fácil ampliando o número de funcionários para garantir um bom atendimento ao usuário. 
Ao fazer a ampliação e modernização da Central de Atendimento, a CEA vai garantir mais conforto e eficiência na prestação de serviços à população.

Randolfe apresenta projeto que institui o Diploma Marielle Franco.

Carla Ferreira, de Brasilia
Redação, Macapá

Projeto apresentado, ontem, por Randolfe Rodrigues (REDE-AP) cria honraria que será destinada a pessoas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos Direitos Humanos no Brasil. Foi a forma que o senador amapaense encontrou de homenagear a vereadora Marielle Franco (PSOL – RJ), vítima de uma covarde execução, no último dia 14. 
A indicação dos candidatos, acompanhada de curriculum vitae e de justificativa, será realizada por qualquer membro do Senado Federal, ou por indicação popular com mais de 20 mil cidadãos. Não serão admitidos, em hipótese nenhuma, indicação de pessoas que desrespeitem, de qualquer modo, os Direitos Humanos.

O prêmio

O Diploma Marielle Franco será conferido anualmente durante sessão do Senado Federal especialmente convocada para esse fim e será realizado durante as atividades do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, e agraciará três pessoas, sendo, no mínimo, uma mulher e um negro ou pardo, além de uma pessoa jurídica.
“À memória e legado de Marielle, registramos nosso compromisso de levar sua luta adiante, combatendo de forma intransigente o crime organizado, que extermina a juventude negra e a condena a um horizonte permanente de desesperança, sem abrir mão, tal como ela, da defesa de uma sociedade democrática, justa e tolerante. Marielle Franco, presente! ”, finaliza Randolfe em texto do Projeto.

terça-feira, 20 de março de 2018

Coronel da reserva assume a secretaria de Segurança Pública

Com a saída do deputado Ericlaudio Alencar, da Sejusp, o governador Waldez Góes foi buscar solução para o cargo na reserva da PM. Convidou o coronel Carlos Souza. Ele foi comandante da Policia Militar quando revelou grande capacidade de gestão e liderança entre seus pares.
O Palácio ainda não anunciou se o coronel Carlos vai aceitou o convite e quando ele vai assumir, se tiver topado.

Odontologia e Política

Patricia Ferraz, em entrevista, hoje, 102 FM
Patricia Ferraz lidera o movimento "Juntos pela Odontologia". Amanhã, 21, no Sebrae, em Macapá, outras lideranças do Brasil estarão presentes ao evento. O objetivo é sensibilizar a classe para participar da politica. Além da apresentação do programa que será executado em todo o país, haverá duas palestras com o tema "Odontologia Estética, Tecnologia e Marketing" com especialistas convidados. Na esteira da conversa que tive hoje com Patrícia, no programa da rádio 102 FM, ela reiterou que será candidata à deputada federal, nas próximas eleições.

segunda-feira, 19 de março de 2018

São José, o patrono da família, o padroeiro do Amapá

Celebra-se hoje, 19 de março, o dia de São José, o padroeiro do Amapá. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.
Homenagem em Macapá
Uma vasta programação está sendo desenvolvida desde o dia 25/02. Hoje, às 18h sai uma carreata de fiéis a partir da igreja Jesus de Nazaré até a Catedral, na General London, no centro da cidade. Às 19h, o bispo Dom José Conti celebra a Santa Missa, encerrando as festividades do padroeiro do Amapá.

Fortaleza São José de Macapá, o maior monumento histórico da colonização portuguesa na Amazônia, completa 236 anos.

O Repórter da Amazônia

As obras da fortaleza de São José de Macapá foram iniciadas em 1764 por ordem do então governador do Grão Pará e Maranhão, Fernando da Costa Athayde Teive. Foi projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio inspirada em modelo do engenheiro militar francês Sebastien Le Preste, Marquês de Vauban. Está localizada na foz do Rio Amazonas, em frente à cidade de Macapá,  e edificada 18 metros acima do nível das águas.  
A obra foi paralisada por ordem de D. Maria  I, a louca, filha de Dom José I que havia falecido. A inauguração, mesmo inacabada ocorreu em 19 de março de 1782.
No passado tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil evitando as incursões estrangeiras, assegurando assim, definitivamente, a conquista da Amazônia. Mas nunca foi utilizada para tal.
Passou por um bom período de abandono e só depois que o Amapá se tornou território recebeu atenção do governo.

Novos limites

Em 2004 veio à Macapá, o pesquisador e arqueólogo da universidade Pernamnuco, Marcos Albuquerque que comandou a maior escavação desde a construção. Ele constatou que os limites da fortaleza vão além das muralhas imponentes que suastentam a estrutura. A mureta, descoberta por Marcos Alquerque e que define hoje seus limites, a coloca como a maior edificação militar do século 18 nas américas.
Patrimônio histórico


Em 22 de março de 1950, passou pertencer ao acervo do patrimônio histórico nacional por decisão do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Após última reforma realizada pelo Governo do Estado, foi instalado em seu interior um museu e as visitas passaram a ser monitoras.

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...