Sávio Barros, de Brasilia
Num desdobramento das articulações com a secretária da Pessoa Idosa, Maria do Socorro Moraes, a secretária nacional de Políticas para as Mulheres(SNPM/PR),Fátima Pelaes, conseguiu dois kits para o idoso que serão destinados ao Estado do Amapá e ao município de Macapá. Cada kit é composto de bens que estarão customizados e adaptados para facilitar a atividade dos respectivos conselhos de Direitos do Idoso.
Ao centro Fátima Pelaes e a secretária da pessoa Idosa, Maria do Socorro Moraes, ladeadas por assessoras. |
Segundo Pelaes, cada kit garante veículo automotivo(tipo station wagon), equipamentos, mobiliária ,bebedouro, computadores e tv led múltiplas funções. Resta agora os órgãos beneficiados cumprirem as formalidades burocráticas exigidas para a formalização do termo de doação dos kits Pessoa Idosa. Para isto, Pelaes entrou em contato com o secretário municipal Lucas Abrãao e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Nadia Souto. A obtenção dos kits contou com o esforço decisivo do vereador Yuri Pelaes,(PMDB).
Dificuldades
Segundo a conselheira Nadia Souto, existe uma grande demanda espontânea da pessoa idosa(sobretudo do sexo feminino) no Amapá, um dos estados brasileiros onde o problema é mais acentuado. Segundo ela, dentre os problemas mais frequentes do idoso no Estado figuram a violência financeira, abandono e o conflito familiar. Em 2017 foram registradas,até agora, 230 ocorrências, ocorridas 23 mortes e 4 suicídios.Para Fátima Pelaes,a defesa da pessoa idosa é, sobretudo, uma questão de humanidade e cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário