segunda-feira, 28 de maio de 2018

Roberto Góes e familia declaram apoio à Fátima para o Senado

Vereador Claudio, Dep. Maria, Dep. Roberto, Fátima Pelaes,
Vereador Yuri e Jones Cavalcante, prefeito de Calçoene
O fechamento foi hoje pela manhã. Fátima Pelaes recebeu para um café o deputado Federal Roberto Góes, a mãe deputada estadual, Maria e o irmão, vereador Claudio Góes, todos do PDT. Após o encontro, Roberto disse que Fátima tem larga experiência, grande conhecimento e trânsito em Brasilia. Já fez muito e ainda pode fazer mais pelo Amapá. Roberto justificou o apoio de toda a familia ao fato, também, de Fátima ser mulher e ter se consolidado como uma política que sempre trabalhou em defesa dos diretos das mulheres. "Pelo respeito e reconhecimento ao trabalho que Fátima desenvolveu ao longos dos seus cinco mandatos como deputada e como Ministra, é que eu, minha mãe deputada Maria e meu irmão, vereador Claudio, nos unimos em torno da candidatura de Fátima Pelaes ao Senado", disse.
Além da familia, Roberto Góes levou com ele para o café o prefeito de Calçoene, Jones Cavalcante. Na foto, de camisa azul, é o primeiro da direita para a esquerda, e que também apoia Fátima.

Roberto Góes e familia declaram apoio à Fátima Pelaes para o Senado

Dep. Maria Góes, dep. Roberto Góes e Fátima Pelaes
O fechamento foi hoje pela manhã. Fátima Pelaes recebeu para um café o deputado Federal Roberto Góes, a mãe deputada estadual, Maria e o irmão, vereador Claudio Góes, todos do PDT. Após o encontro, Roberto disse que Fátima temlarga experiência, grande conhecimento e trânsito em Brasilia, já fez muito e ainda pode fazer mais pelo Amapá. Roberto justificou o apoio de toda a familia ao fato, também, de Fátima ser mulher e ter se consolidado como uma política que sempre trabalhou em defesa dos diretos das mulheres. "Pelo respeito e reconhecimento ao trabalho que Fátima desenvolveu ao longos dos seus cinco mandatos como deputada e como Ministra, é que eu, minha mãe deputada Maria e meu irmão, vereador Claudio, nos unimos em torno da candidatura de Fátima Pelaes ao Senado.

domingo, 27 de maio de 2018

Startup amapaense inova no mercado jurídico brasileiro

Da redação

Pablo Santos, CEO da Registro Jurídico
Registro Jurídico, startup amapaense, foi uma das 300 escolhidas para o ciclo 2018 de aceleração nacionaldo InovAtiva Brasil, um programa gratuito de capacitação, mentorias e conexão com investidores com o objetivo de auxiliar startups a conquistar mercado. O programa é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e  serviços (MDIC) e SEBRAE,  executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoreas (CERTI).
Ao criar um modelo de negócio baseado em plataforma multilateral, a Registro Jurídico, tem o propósito de transformar a atual configuração do mercado de trabalho jurídico, buscando integrar acadêmicos, bacharéis em Direito e advogados.
“Temos a oportunidade de impactar milhões de pessoas que buscam encontrar um sentido para o Curso d
e Direito, sejam Acadêmicos, Bachareis, Advogados sejam, profissionais da  Administração (Tecnólogos em Serviços Jurídicos e Notariais), criando oportunidades de negócio através da plataforma, na verdade dando um "RG" para esses profissionais”, disse o Pablo Santos.

É possível conhecer melhor essa plataforma através do site: www.registrojuridico.com.br.

Somos bastante criativos

               
 Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá

Li numa revista que, pelo mundo a fora, existe um site que ajuda os maridos a encontrar uma boa desculpa para ter uma vida dupla ou viver uma aventura extraconjugal. O site foi criado, especialmente, para vender aos clientes “provas” do seu bom comportamento. São álibis como: a conta de restaurante, uma passagem de uma viagem de avião (não realizada), um convite, um pequeno recorte de jornal e assim por adiante. Os idealizadores do site afirmam: “So mos bastante criativos, não há problema que não se possa resolver”. O site ainda oferece três opções de idiomas: inglês, francês e alemão, e a garantia de que as provas serão bem sólidas, sem deixar brechas para dúvidas. Na propaganda, não estava especificado o preço do serviço. Também não dizia se já atendem mulheres e, o mais importante, em português. Só vale lembrar que, às vezes, pensamos que uma mentira contada para encobrir outra, afinal, se torne, ou se pareça, com a verdade. Será mesmo? 
No domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, a liturgia sempre nos convida a refletir sobre aquele que nós, cristãos, chamamos de “mistério” da Santíssima Trindade: um único Deus, em três Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Nós acreditamos que foi dessa maneira que, aos poucos, o nosso Deus se fez conhecer. Na Bíblia, já no Antigo Testamento, Deus foi apresentado, no seu jeito de agir e querer, c omo o Deus libertador, o Deus da Aliança com o povo eleito.  Raramente, o Todo Poderoso recebeu o título de “pai”. Foi o Filho, que assumiu a natureza humana em Jesus de Nazaré que nos falou de Deus Pai, um pai bondoso, providente e misericordioso. Pai de todos, ao ponto que podemos rezar chamando-o de “Pai nosso”.
O evangelista João elaborou uma trabalhada apresentação do relacionamento do Pai com o Filho. Jesus repetia que vinha do alto, que estava obedecendo ao Pai e dizendo aquilo que tinha ouvido dele. Deviam acreditar. Os judeus, porém, pediam, ao menos, duas “testemunhas” como em qualquer depoimento jurídico. Era o mínimo necessário para confirmar a verdade das afirmações. Jesus respondia que, além dos sinais que fazia, era o Pai a dar te stemunho dele. Em certas ocasiões, como no batismo no Rio Jordão e na Transfiguração, foi a voz do Pai que disse: “Este é o meu Filho amado”. Jesus também fala do Espírito Santo que virá, quando ele voltar para o Pai. O Espírito Santo, o Consolador e Defensor, lembrará as coisas que ele, Jesus, o Filho, ensinou e conduzirá os fiéis no conhecimento da verdade.
Podemos chegar à conclusão que entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo não têm segredos, tudo é em comum, também se cada um tem uma missão própria. A Igreja, comunidade dos cristãos, que anuncia a fé trinitária, deve mostrar algum traço visível do mistério trinitário. O faz quando vive e pratica a unidade e o relacionamento construtivo entre as pessoas. É fácil entender a necessidade da comun hão. Com certeza, divisões e disputas não ajudam a manifestar a beleza da nossa fé. A nossa união deve ser reflexo da Trindade, não o fruto de ideias, projetos ou seguimento cego de alguns líderes mais ou menos carismáticos. Mais difícil é a partilha da nossa experiência de fé, esperança e caridade. Fazemos muitas atividades e celebramos muitas missas, juntos, mas poucas vezes trocamos os nossos sentimentos e a nossa vivência espiritual. Ainda não aprendemos a fazer isso ou temos receio que os outros zombem da nossa contemplação, da alegria de servir, da paciência que temos sabendo que os tempos das pessoas e de Deus não são os nossos, apressados ou demorados que sejam. Além de brigar entre nós, de desistir após a primeira crítica, parecemos estranhos que, pelas circunstâncias acabaram fazendo parte do mesm o grupo que se encontra na tal igreja. Bem pouco, porém, temos em comum. Desse jeito é difícil convencer os que olham para nós, com curiosidade ou crítica, que acreditamos no mesmo Deus, Uno e Trino. Somos sempre muito criativos para desculpas e justificativas. Precisamos melhorar a nossa imaginação e a nossa prática para vivermos mesmo a fraternidade e a comunhão.
MP 817


Servidores do ex-território do Amapá festejaram a aprovação das regras para a transposição aos quadros da União. Parlamentares e lideranças do Amapá se juntaram as dos outros ex-territórios para convencer os demais a votar pela aprovação.

Juntando forças 
Ministra Fátima Pelaes e Narcisa Ardasse, Sinpol-AP

A presidente do Sinpol-AP, Narcisa Ardasse se juntou a Fátima Pelaes que, usando de sua experiência e relações construidas ao longo dos anos em Brasília como deputada e ministra, foram para dentro do plenário fazer o corpo-a-corpo. Os policiais civis foram incluidos, na última hora, após muitas articulações.

Jungle Fight

Nos festejos de aniversário de Oiapoque, essa semana, teve político que subiu no tatame, numa edição digna de MMA. O "líder" não aceitou ser xingado por um cidadão e aplicou uma gravata no importunante. Foi porrada na floresta, como dizem os amantes do Jungle Fight.

Dinheiro para campanha

O MDB é o partido que vai receber a maior parte do Fundo de Campanha criado com recursos públicos. A decisão é do TSE que fez a divisão do bolo essa semana. Os emedebistas vão abocachar cerca de R$ 234 milhões. O PT vem em segundo com R$ 212 milhões. Depois segue a ruma de partidos. Até o Partido Novo (PN) receberá uma pontinha. É uma festa.

Energia solar
Danúsia Ferreira em entrevista ao jornalismo 102 FM
Danúsia Arantes Ferreira, superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura de Goiás esteve em Macapá, essa semana, e deu uma aula sobre sistema de geração de energia solar. Ela ficou impressionada com o potencial amapaense para o setor. 

O avanço
Danúsia me disse que, em dez meses, Goiás organizou seu sistema e, hoje , transfere now how para outros estados. Ela foi recebida pelo governador Waldez Góes, interessadíssimo em implementar um programa da mesma envergadura aqui.

Largando na frente


Essa semana o governo de Goiás inaugurou uma usina de geração de energia solar remota, chamada de Fazenda Solar. Vai gerar 504 MWh, suficiente para abastecer 220 residências. Nos últimos dois anos, indústrias do setor se instalaram no estado gerando novas oportunidades no mercado local.

 Servindo de exemplo 

O estado de Goiás foi um dos primeiros a implementar a gestão hospitalar em forma de parceria com as Organizações Sociais e deu certo. Aliás, foi com base no modelo goiano que o Amapá adotou também esse tipo de parceria. Uma das primeiras é na gestão da UPA da Zona Sul, recém inaugurada.

Energia Solar

Criança na internet: presa fácil  


O uso compulsivo da internet assim como o uso compulsivo dos jogos eletrônicos e de redes sociais provocam resultados devastadores na vida da criança. Os dados  são da Associação Psiquiátrica dos Estados Unidos. Os estragos não são poucos. Vão desde o déficit de atenção, a dificuldade de concentração, o isolamento até precocidade no desenvolvimento da sexualidade na infância. Isso pode ocorrer em todos os tempos, espaços, faixas etárias e condições sociais, econômicas e culturais.
É do conhecimento da Rede de Proteção a Criança e Adolescente que reune um conjunto de instituições no Brasil, o resultado da pesquisa que mostra ser crescente o número de ‘usuários compulsivos da internet na infância e na adolescência’.
A polícia federal do Brasil tem dados que indicam o aumento no número de adultos pedófilos que usam a internet para solapar a infância de muitos inocentes. E não pense que isso é problema só do seu vizinho ou de outra pessoa, isso pode acontecer dentro da sua casa.
Já está comprovado que o uso desmedido da internet prejudica, consideravelmente, o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, principalmente quando o uso ocorre em detrimento das atividades como brincadeiras ao ar livre, práticas esportivas, contatos com animais de estimação, atividades manuais, lúdicas e artísticas, que possam efetivamente apreender interações e conteúdos educativos, me disse o psiquiatra Augusto Leite. Por outro lado, os registros mostrsam que a criança que fica por muito tempo na internet se torna presa fácil da ação de inescrupulosos que a expõem a conteúdos de violência, pornografia, idéias extremistas, racismos, entre outras.
Para além destes perigos, os especialistas falam ainda de outros, como a possibilidade de serem assediados comercialmente para fazerem compras não autorizadas pelos pais. Aí reside outro perigo.
Não dá para cobrir o sol com a peneira. As instituições e a sociedade em geral precisam colocar na mesa essa questão para debater e desenvolver ações de prevenção ao uso compulsivo da internet por crianças e adolescentes, sob pena dos oportunistas, pedófilos e malfeitores acabarem por arrebatar a infância de muitos, inclusive de seu filho. 
________________________________________________

Olimpio Guarany é jornalista, economista, documentarista e professor universitário

sexta-feira, 25 de maio de 2018

A Palavra de hoje 25.05.2018

Evangelho (Mc 10,1-12): Jesus se pôs a caminho e foi dali para a região da Judeia, pelo outro lado do rio Jordão. As multidões mais uma vez se ajuntaram ao seu redor, e ele, como de costume, as ensinava. Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: «Qual é o preceito de Moisés a respeito?». Os fariseus responderam: «Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la». Jesus então disse: «Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu este preceito. No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher e os dois formarão uma só carne; assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!».

Em casa, os discípulos fizeram mais perguntas sobre o assunto. Jesus respondeu: «Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se uma mulher despede seu marido e se casar com outro, comete adultério também».

Comentário ao Evangelho
O Reino pregado por Jesus tinha objetivo de restabelecer entre os homens as relações primitivas queridas por Deus que estão lá nas Escrituras.
Aquela altura o pecado havia contaminado a humanidade e as relações estavam realmente pervertidas. Era preciso reverter esse quadro. No âmbito familiar, por exemplo, era preciso superar aquela mentalidade divorcista, onde o marido se sobrepunha a esposa e podia despedi-la por qualquer motivo. A situação da esposa, na época, era de grande instabilidade. Nunca era poderia estar certa da profundidade dos laços matrimoniais. Só que Jesus foi buscar lá nas  primeiras paginas das Escrituras, o pensamento de deus a respeito do matrimônio que, aliás, é muito anterior a lei de Moisés. O homem e a mulher, unidos pelo matrimônio, tornam-se uma só carne. Isso trata-se de união espiritual. A convivência é uma só. Portanto, quem adere ao Reino é chamado a refazer todos os seus esquemas mentais. Não deve se deixar levar pela dureza de coração e sim pelo desígnios de Deus.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Aprovada na Câmara transposição dos servidores dos ex-territórios segue para o senado

O texto da Medida Provisória  817/18 estabelece as regras para a transposição dos servidores do ex-território do Amapá e municípios para os quadros da União. Na prática regulamenta as Emendas Constitucionais 19, 60 e 98 e incorpora o texto de outras leis, revogadas pela MP. 
As novas regras contemplam os servidores que tiveram vínculo com os ex-territórios do Amapá, Rondônia e Roraima. Outra vantagem é que os aposentados e pensionistas também serão beneficiados, ou seja, passarão a receber pela União.
Fátima Pelaes, no plenário da Câmara dos Deputados acompanhada
pela presidente do Sinpol-AP, Narcisa Ardasse
No plenário, antes e durante a votação, a ministra Fátima Pelaes participou ativamente das articulações junto aos seus congêneres. "Com cinco mandatos de deputada federal, Fátima conhece os caminhos das articulações em momentos decisivos como estes e, mesmo sem estar revestida do cargo, tem nos ajudado muito”, disse o senador Romero Jucá, presidente do MDB e um dos mentores da transposição.
A presidente do Sinpol-AP Narcisa Ardasse esteve ao lado da ministra Fátima Pelaes que esteve em todos os momentos junto ao senador Jucá negociando com os parlamentares o que garantiu os benefícios da transposição, também, aos servidores da segurança pública aprovados em concurso público no ano de 1993, além de servidores do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, das Câmaras de Vereadores, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público Estadual, motoristas oficiais, agentes de portaria, vigilantes, auxiliares operacionais, além de outras categorias, todas do Amapá.
Agora, depois de aprovada, a MP segue para o Senado 







CEA faz desligamento programado domingo

Com o objetivo de promover manutenção e melhorar o sistema de distribuição de energia elétrica na Zona Norte de Macapá, a CEA fará desligamento da Subestação Macapá II, no dia 27, domingo, no horário das 6h às 12h.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

TSE garante 30% do fundo eleitoral para candidaturas de mulheres

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira (22) que os partidos devem repassar 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas de mulheres.

De acordo com o Orçamento da União previsto para este ano, o fundo terá R$ 1 bilhão e 700 para financiar as campanhas.

O TSE entendeu que, no caso de partidos com mais de 30% de candidatas mulheres, o repasse dos valores deve ser proporcional.


A Corte também considerou que o patamar de 30% vale para o tempo de TV e para a propaganda eleitoral no rádio e na telev

Ministério Público Federal quer a retirada de milhares de famílias do entorno do aeroporto

Área atingida (Imagens do Google) 
A Ação Civil Coletiva proposta pelo procurador da República Joaquim Cabral da Costa Neto, do MPF pede a retirada de moradores e comerciantes de uma área de aproximadamente 5 quilômetros de extensão que inicia às proximidades do aeroporto de Macapá, na avenida Princesa Isabel, no bairro Santa Rita, e segue até o rio Amazonas, no bairro Cidade Nova. União, estado e município foram arrolados no processo.

A Ação foi proposta pelo procurador da República Joaquim Cabral da Costa Neto. No dia 28 de maio, a partir das 9h, o juiz federal João Bosco, acompanhado da Polícia Federal, fará uma inspeção na área. No dia seguinte, 29, às 10h, haverá uma tentativa de conciliação entre ocupantes da área, Ministério Público Federal, Estado e Município. 


O MPF pede tutela de urgência para que a Justiça Federal determine a retirada dos das madeireiras, além de determinar ao Estado e ao municipio que transfiram o comércio de madeiras para o Distrito Industrial, em Santana, e que iniciem o cadastro social para incluir as famílias em programas de habitação e/ou aluguel social. Tudo num prazo de 30 dias.
Pouca força
O Amapá foi o segundo estado que menos recebeu recursos de emendas parlamentares individuais em 2017. Os deputados e senadores emplacaram apenas R$ 50.591,134 milhões. Depois de três anos e meio, a atual bancada federal amapaense não disse a que veio.

Mulheres na política I 
Marta, mãe e a vereadora Bruna Guimarães, filha

Marta Guimarães, presidente do PSDB Mulher de Macapá, mãe da vereadora Bruna Guimarães (PSDB) será candidata a deputada estadual. A estratégia dos Guimarães é ocupar espaço em outras esferas, por isso, Bruna permanece na Câmara, se junta ao irmão Ulisses e apoia a mãe à AL.

Mulheres na política II 
Ester com a pré-candidata ao senado Fátima Pelaes

A juventude feminina entra em campo com novo nome: Ester Silva, professora e massoterapeuta é apoiada pelo vereador Caetano Bestes (PSC). Na última sexta, ela se reuniu com a pré-candidata ao Senado Fátima Pelaes, experiente em campanhas eleitorais, que já lhe passou uma dicas. 

Mulheres na política III 
Vice-prefeita Telma Neri

Telma Neri, vice-prefeita de Macapá já mexe no tabuleiro para organizar suas bases. Ela candidata a deputada estadual pelo PSDB. Essa semana Telma abriu conversa com candidatos ao Senado para desenvolver potenciais parcerias. 

Encontro dos Lucas
Lucas Barreto é recebido por Lucas Assis em A Gazeta

Pré-Candidato ao Senado, Lucas Barreto, visitou o jornal A Gazeta, na última sexta, e teve um encontro tete-a-tete com Lucas Assis, presidente do PR Jovem e pré-candidato a deputado estadual. De um lado o Lucas com 30 anos de estrada e de outro o Lucas sangue novo na politica.

Pela reeleição 
Sen. Randolfe Rodrigues discursa no lançamento
da pré-candidaduta ao Senado

Randolfe Rodrigues (REDE) lançou na última sexta a pré-candidatura à reeleição ao Senado. É parte da estratégia de marketing para dar visibilidade neste momento da pré-campanha. Randolfe foi eleito em 2010 pelo PSOL numa dobradinha com Lucas Barreto (PTB).



Destaque 
Alinne Souza, no berço


Essa semana eu destaquei na minha coluna, em A Gazeta, o aniversário da querida Alinne Souza. Contemporâneo de seus pais, Roberto e Alice, vi Alinne dar seus primeiros passos. Hoje é fisioterapeuta com especialização em São Paulo. Sempre focada no trabalho se revela uma profissional das mais qualificadas do Amapá. No último domingo foi o aniversário de Alinne. Daqui os meus parabéns com votos de felicidades. Que Deus te abençoe sempre, Alinne!
Olá, bom dia. Daqui a pouco, às 7h,  estaremos no ar no jornalismo 102, na rádio 102 FM. Veja os principais destaques do programa de hoje.

- Alta dos combustíveis: Governo Federal anuncia acordo
para zerar tributo sobre diesel.

- Contratação temporária: Assembleia Legislativa autoriza
Governo do Estado a fazer Seleção de agentes de endemias.

- Polícia Militar: UPC do Marabaixo é reativada para reforçar
segurança na Zona Oeste de Macapá.

- Financiamento: BNDES abre crédito de 5 bilhões para estados
investirem em segurança.

- Eleições 2018: TSE diz que 30% do Fundo Eleitoral deve ir para
campanha de mulheres.

- MDB anuncia Henrique Meireles para sucessão de Michel Temer.

- Macapá Verão: Prefeitura abre inscrições para seleção de artistas.

- Plantão policial: Homem é preso com mais de uma tonelada de
tantalita, dentro de embarcação em Santana.

- Carapirás encontram feto em aterro sanitário de Macapá.
Esporte:

- Cruzeiro vence o Racing e avança às oitavas da
Libertadores, na liderança do grupo 5.

- Eliminado na primeira fase, o Vasco derrota o Universidad
de Chile e assegura vaga na Sul-Americana.

- E mais: As informações que vêm das ruas, com a maior

terça-feira, 15 de maio de 2018

Lourenço: o ouro maldito lavado com paixão e sangue nas terras contestadas

Olimpio Guarany 
A porção de terra entre os rios Araguari e Oiapoque conhecida como região do Contestado,  provocou quase 200 anos de rivalidade e uma história dolorosa entre Brasil e França, por imprecisão da fronteira entre o Brasil e Guiana Francesa. Desde o século 16, os franceses conheciam bem aquela área e sabiam da existência das drogas do sertão, muito valorizadas na época. A partir de 1893, com a descoberta do ouro na região, onde atualmente localiza-se o garimpo do Lourenço, aumentou o interesse dos franceses e os conflitos se acentuaram a partir de 1894. Àquela altura, para garantir o domínio francês, o então governador Charvin, da Guiana, havia nomeado um preposto conhecido por Trajano para gerenciar a área explorada por brasileiros e franceses. Ocorre que o Trajano não reconhecia os brasileiros, até que um dia mandou descer a bandeira brasileira e subir a bandeira da França, indicando que aquela área pertencia aos franceses. As desavenças aumentaram e, para fortalecer e defender os brasileiros, foi criado, onde é hoje a cidade de Amapá, o governo triúnviro formado por Desidério Antonio Coelho, Cônego Domingos Maltês e Veiga Cabral que passou a ser o presidente. A primeira medida de Cabralzinho foi mandar prender o Trajano. Por causa disso, recrudesceram os conflitos. A decisão de Cabralzinho irritou o governador da Guiana Francesa que mandou uma tropa de 80 homens, liderados pelo capitão Lunier para soltar Trajano e prender Cabralzinho. A expedição francesa foi um desastre. No primeiro embate, ao que se sabe, o próprio Cabralzinho matou o capitão Lunier. Em desvantagem numérica e em armamentos, os homens de Cabralzinho se refugiaram nas matas enquanto a tropa francesa, bem armada, promovia uma carnificina. Matou muitos inocentes, ateou fogo nas casas, prendeu quatro brasileiros, levando-os para a Guiana Francesa.
Esse conflito apressou a disputa diplomática nos quatros anos seguintes, até que em 1900, a Corte Suiça deu ganho de causa ao Brasil e as terras contestadas pela França, entre o Araguari e Oiapoque, onde hoje se localizam os municípios de Amapá, Calçoene e Oiapoque, passaram definitivamente ao domínio brasileiro.
As fascinantes histórias do garimpo do Lourenço inspiraram o escritor José Sarney, autor do romance Saraminda. Na obra ele conta uma história de magia e realidade que ocorre num cenário de aventura e de paixão - o ambiente feroz do Contestado -, onde brasileiros e franceses brigam e se amam na terra de ninguém, do ouro fácil e maldito. Ambientada no garimpo do Lourenço, Saraminda retrata a história de uma jovem comprada a peso de ouro que carrega nos olhos verdes e nos seios dourados o prazer e a desgraça. Ela é de todos e de ninguém, até que se apaixona, e então terra e ouro se transformam em sangue.
———————————————————————————————————————
Olimpio Guarany é jornalista, documentarista, economista e professor universitário

TRE cassa vereador de Santana

Em decisão de segunda instância, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu pela cassação do vereador Anderson Almeida  do DEM de Santana. Ação do MPE remete a prática de abuso do poder econômico e político nas eleições de 2016. O parlamentar também está inelegível por oito anos a contar da época do fato.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Waldez é o pré-candidato do PDT ao Governo

Waldez Góes confirma que é pré-candidato a reeleição
O ato foi na Convenção Municipal do PDT, na sede da Fundação Alberto Pasqualine, em evento realizado no último, sábado, 12. Aliás dia escolhido a dedo por que é o número do partido de Waldez. Como pré-candidato Waldez discursou aos presentes, entre eles, lideranças da base aliada. Destacou a eficiência fiscal de seu Governo comprovada pelo ranking nacional. O Amapá era o décimo sexto e agora ocupa a a quarta posição provando que não se pode gastar mais do que arrecada, e isso é responsabilidade, disse.

domingo, 13 de maio de 2018

A lógica da serpente

Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá
 


              Neste domingo, juntam-se muitas celebrações. Para o calendário litúrgico, é a Solenidade da Ascenção do Senhor. Para a nossa Igreja é, também, o Dia Mundial das Comunicações Sociais e para todas as famílias é o Dia das Mães. Quando é assim, tenho que escolher. Não dá para falar de tudo ou misturar. Peço desculpa às mães se, desta vez, as deixarei um pouco d e lado. Por falta de espaço, não de assuntos ou de respeito.  Ao contrário, tenho maior consideração com as mulheres que, apesar das dificuldades, da pobreza e, às vezes, da violência, levam até o fim a gestação e doam a vida aos seus filhos. Todo ser humano deve a sua existência àquela mãe que o carregou no seu ventre por nove meses. Deveria agradecer muito por isso e, mais ainda, se foi bem cuidado, educado e cresceu em segurança e paz.
Aproveitarei do Domingo da Ascenção e da mensagem que Papa Francisco nos dirigiu sobre algo que nos preocupa a todos: as notícias falsas, ou destorcidas, espalhadas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais.
Na primeira leitura do livro dos Atos dos Apóstolos, escutamos as palavras de Jesus que, ao se despedir dos apóstolos, os envia para serem “testemunhas” “até os confins da terra”, ou seja, em todo lugar e até a história humana perdurar. Os seguidores de Jesus sempre terão a “boa notícia” dele – o evangelho - para oferecer a quem encontrar nos caminhos da vida. Eles terão que ser os primeiros a acre ditar na verdade do anúncio que irão divulgar, no valor e na novidade absoluta desta comunicação. Alguns dos ouvintes irão acreditar, outros ficarão indiferentes, outros, enfim, irão combatê-la como absurda, falsa ou prejudicial ao bem da sociedade. A fé e o martírio sempre caminharam e, ainda hoje, caminham juntos. Mas a missão da evangelização, apesar dos obstáculos e das mudanças de época, não pode parar. Em nossos dias, temos grandes possibilidades de comunicação. Ficou mais fácil anunciar o evangelho? Talvez, hoje, possamos evangelizar também ficando sentados na frente de um computador e aproveitar da Internet. Outros estarão atrás de microfones e telecâmeras, usando as ondas das rádios e das TVs. Contudo, apesar de tantos novos instrumentos, nunca poderemos nos esquivar do testemunho da nossa vida p essoal, das nossas famílias e das nossas comunidades cristãs. O encontro entre as pessoas sempre será o critério e o meio decisivo para uma evangelização capaz de marcar e mudar o coração das pessoas e a própria história da humanidade. É nesse ponto que entra a mensagem do Papa Francisco.
Ele nos lembra que as notícias falsas funcionam com a “lógica da serpente”. Se refere ao que lemos no livro do Gênesis sobre a primeira tentação e as suas consequências de pecado e de morte. A mentira sempre se apresenta como plausível, ou seja, possível e razoável. Por esse caminho de engano e disfarce, a notícia falsa acaba sendo acolhida e divulgada. Para os cristãos, Papa Francisco aponta, como ant&iacute ;doto mais radical ao vírus da falsidade, o compromisso a “deixar-se purificar pela verdade”. Na Bíblia, a palavra “verdade” reúne também os sentidos de apoio, solidez e confiança. “A verdade é aquilo sobre o qual podemos nos apoiar para não cair”. Assim, “o único verdadeiramente fiável e digno de confiança” é o Deus vivo. Jesus afirmou ser ele a Verdade e ensinou aos discípulos que “a verdade vos tornará livres” (Jo 8,32). A verdade, portanto, continua Papa Francisco, é algo “relacional”, deve ser buscada nas relações livres entre as pessoas. “A partir dos frutos, podemos distinguir a verdade dos vários enunciados: se suscitam polémica, fomentam divisões, infundem resignação ou se, em vez disso, levam a uma reflexão consciente e madura, ao di&aac ute;logo construtivo, a uma profícua atividade”. O último convite do Papa Francisco é para que os jornalistas cumpram com consciência a sua profissão. Aquela de ser “guardião das notícias” é uma verdadeira missão, quando promove um jornalismo de paz, a serviço de todas as pessoas, mas sobretudo daquelas que - “no mundo são a maioria” - não tem voz. É uma exortação que vale para todos. Somos chamados a ser testemunhas da Verdade e a desmascarar a “lógica da serpente”.

Negros ganham menos 50% que os brancos 150 anos depois da Lei Áurea

As desigualdades históricas entre negros e brancos no Brasil estão indicadas em um números de um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE. O estudo, divulgado nos 130 anos da abolição da escravatura, completados neste domingo (13), mostra que o salário médio dos pretos e os pardos, segundo classifica o IBGE, chega a R$ 1.500. A média mensal de rendimentos de brancos no mesmo período, o 4º trimestre de 2017, é quase o dobro: R$ 2.697.
Conforme dados do IBGE publicados pelo G1, a parcela de trabalhadores negros ganha cerca de R$ 1,2 mil a menos que a dos brancos. São também os pretos e pardos os que menos têm carteira assinada 21,8%, enquanto o número de brancos chega a 14,7%.

Um dos motivos apontados por especialistas é o menor acesso a estudos. Enquanto 22, 2% dos brancos com mais de 25 anos frequentaram faculdade, apenas 8,8% da população negra ingressou no ensino superior.
G1.BA

Selic deve ter última redução deste ciclo nesta semana

Com a inflação baixa, o mercado financeiro espera pelo último corte na taxa básica de juros (Selic) no atual ciclo de redução, na próxima quarta-feira (16). A terceira reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), começa na terça-feira (15) e segue até o dia seguinte, quando será anunciada a taxa Selic.
Em março, o Copom reduziu a Selic pela décima segunda vez seguida, de 6,75% ao ano para 6,5% ao ano, o menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.
Na última reunião do Copom, o BC sinalizou que faria mais uma redução da Selic em maio e encerraria os cortes na taxa. O economista sênior da Tendências Consultoria, Silvio Campos Neto, acredita que a taxa Selic terá mais um corte de 0,25 ponto percentual, nesta reunião, como indicado pelo BC em março. “Continuamos com a expectativa de mais uma queda de 0,25 ponto percentual, que vai ser a última, nesse nosso cenário. A situação ainda é confortável do ponto de vista da inflação”, disse Campos.
Campos citou que o índice de inflação está em patamar baixo, com recuos disseminados entre os setores e “desaceleração forte” no segmento de serviços. “Além disso, as expectativas continuam bem ancoradas, inclusive abaixo das metas, tanto para este ano, como para 2019. Isso dá condições para que o Banco Central confirme a sinalização que tinha dado na reunião passada de que promoveria mais um corte na reunião de maio”, acrescentou.
Ao definir a taxa Selic, o BC está mirando na meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. De acordo com pesquisa do BC a instituições financeiras, a inflação deve fechar 2018 em 3,49% e 2019 em 4,03%.
Na última quinta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 0,92% no resultado acumulado de janeiro a abril, a menor taxa para o período desde a implantação do Plano Real, em 1994.
Para Campos, a recente alta do dólar, que chegou a R$ 3,60, na sexta-feira (11), gera um efeito “um pouco menor do que normalmente observado” na inflação. Isso porque a economia ainda está em recuperação “lenta”, o que evita alta dos preços. “A ociosidade na economia, principalmente no mercado de trabalho, minimiza o tamanho do repasse [da alta do dólar para os preços]. O repasse existe, mas não o suficiente para mudar a inflação, este ano, bem abaixo da meta e em 2019, com perspectiva de inflação ligeiramente abaixo da meta”, disse.
“O câmbio é sempre um risco. Não só pode ser uma alta duradoura, como pode se intensificar dependendo do quatro político-eleitoral. A inflação tende a continuar baixa, sim. É claro que um estouro do câmbio lá na frente pode ter um efeito um pouco maior. Mas por enquanto é um cenário bastante confortável. Não é essa pressão atual [de alta do dólar] que levaria o Banco Central a mudar de ideia”, disse Campos.
Depois dessa redução da taxa neste mês, a expectativa é que a Selic permaneça em 6,25% ao ano até o final de 2018 e volte a subir em 2019. “Ao longo do segundo semestre do próximo ano, teremos uma recomposição de parte dessas quedas. Nosso número para o fim de 2019 é 7,75% ao ano, mas claro que isso vai depender muito do desfecho do quadro eleitoral e das escolhas que o próximo governo fizer. Esse é um cenário básico de continuidade da agenda econômica”, disse Campos.
O economista da Órama Investimentos, Alexandre Espírito Santo, também acredita que a recente alta do dólar não deve elevar a inflação e fazer com que o BC desista de reduzir os juros, neste mês. “Essa alta do dólar tem motivos muito específicos. Lá fora o dólar está forte no mercado internacional. Isso por conta da perspectiva da mudança da política do Banco Central americano [expectativa de aumento dos juros nos Estados Unidos, o que atrai dinheiro para economias avançadas, provocando a fuga de capitais financeiros de países emergentes, como o Brasil]. Existe um outro motivo que é o estresse no mercado da Argentina”, disse se referindo à crise no país vizinho, que recorrerá a empréstimo do Fundo Monetária Internacional (FMI) para reequilibrar a situação financeira. “E alguns investidores também estão saindo do país [do Brasil], nada muito grande. Isso aumenta a pressão sobre o dólar”, acrescentou.
“A inflação está muito comportada. Acredito que a Selic vai cair 0,25 ponto percentual e aí sim, o Banco Central vai parar, porque o intuito é colocar a inflação mais perto do centro da meta. A partir do ano que vem, o centro da meta muda”, disse Espírito Santo.
EBC

Confira as quentes da coluna Olimpio Guarany em A Gazeta de hoje


Novo round 

Enquanto Emilio Escobar, secretário de Obras da Prefeitura de Macapá, se desdobrava em explicações para justificar a doação de 100 toneladas de asfalto a prefeitura de Oiapoque, os vereadores da oposição e os que apoiam o prefeito preferiram sair para bate-boca, mas quem estava lá disse que uns subiram mais o tom do que outros. 
Parceria 

Para garantir o atendimento e diminuir a pressão de demanda sobre o serviço público de saúde, o Governo acaba de renovar a parceria com os Capuchinhos. Segundo a secretaria de Saúde são mais de 200 mil atendimentos por ano.
Aviso aos navegantes
Ministério Público Eleitoral estaria de posse de uma lista com nomes de pretensos candidatos nas próximas eleições, contra os quais tem alguma letra na lei da Ficha Limpa. Entre eles estaria uma pá de políticos com mandato, já estão em campanha, como se não tivesse nada a ver. Uma boa recomendação é dar uma olhadinha para não gastar din din à toa.

Rios contaminados
Cecile Gama, pesquisadora do IEPA
Pesquisadores do IEPA empreendem, nesta semana, com o apoio do ICMBio, do WWF e IEPE, uma expedição pelo rio Amapari e afluentes, dentro do parque Nacional do Tumucumaque. O objetivo é capturar exemplares para medir o nível de contaminação dos peixes, por mercúrio. Das incursões feitas em outros rios da parte norte do Amapá os pesquisadores constataram que 80% dos peixes estão contaminados com níveis muito acima dos admitidos pela OMS.

Beicinho 

Mesmo sendo constatados impactos ambientais, em alguns casos irreversíveis, as hidrelétricas autuadas pelo IMAP não estão nem aí. Moradores de Ferreira Gomes reclamam que nem são recebidos pela empresa. Aliás, a hidrelétrica de Ferreira Gomes é a que mais tem provocado estragos no meio ambiente e a mais autuada. Mortandade de peixes em larga escala; enchentes, entre outros prejuízos constatados depois da instalação da usina. Ao que se diz, a empresa nem paga as multas e fica por isso mesmo.

Big Brother 

Já estão funcionando, desde a última sexta, os “pardais" instalados pela CTMac em esquinas estratégicas da cidade. O sistema de monitoramento vai vigiar, inicialmente, nove cruzamentos, considerados mais sensíveis a acidentes. No primeiro momento será educativo. O motorista que, por exemplo, estiver sem cinto será fotografado e notificado.



Financiamento de campanha na internet 
Na última sexta, 11, mais dez empresas foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a arrecadar, por meio do crowdfunding, recursos para financiamento coletivo de campanhas eleitorais pela Internet. Com isso, já são 20 o total de entidades aptas a prestar esse tipo de serviço nas Eleições de 2018.

Entenda
O candidato e os partidos podem arrecadar por meio da internet, entretanto, somente as empresas habilitadas pelo TSE poderão captar recursos. O Tribunal, todavia, avisa que a autorização não significa garantia quanto à idoneidade e à adequação de procedimentos e sistemas por elas utilizados na captação de doações para campanhas.


O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...