Clay Sam, ASCOM-TRE
Em Macapá, 5.184 eleitores poderão ter o título eleitoral cancelado, após o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, para a devida quitação. O número corresponde aos eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições.
No estado do Amapá, são 7.762 eleitores nesta situação, e o cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.
Pesquisa on-line
Para saber como está a sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor pode consultar o sítio do TSE no endereçohttp://www.tse.jus.br/eleitor/ servicos/situacao-eleitoral.
Novo documento
O eleitor poderá obter um novo título eleitoral, desde que pague uma multa no valor R$ 3,51 por cada eleição ausente. Em seguida deve fazer um novo procedimento para obtenção do documento, que consiste em uma nova inscrição eleitoral, novo número do documento, e também a possibilidade de votar em outra sessão, dependendo da disponibilidade na sessão anterior.
Sanções
O eleitor com o título cancelado não pode votar. Além disso, sem quitação com a Justiça Eleitoral, ele perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos e matricular-se em instituições públicas de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário