terça-feira, 19 de setembro de 2017

Fátima Pelaes leva o Rede Brasil Mulher ao Rio de Janeiro é recebida por Crivella e pelo presidente de Furnas.


Sávio Barros , de Rio de Janeiro
Ministra Fátima Pelaes com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella
A secretaria Especial de Politicas para Mulheres do Governo Federal lança ainda neste semestre o Rede Brasil Mulher. Uma mobilização que compreende diversas ações de combate à violência contra a mulher e a promoção de igualdade entre os gêneros. A chefe da  Secretária Especial de Políticas para as Mulheres(SPM) ,Fátima Pelaes esteve nessa segunda-feira,18, na cidade do Rio de Janeiro com o prefeito Mercelo Crivella para apresentar  o programa.
Crivella confirmou seu apoio às ações de políticas em defesa da mulher e acrescentou que a Prefeitura do Rio de Janeiro está pronta para integrar o Rede Brasil Mulher.
Ainda como resultado do encontro de Fátima Pelaes com Crivella foi firmada a parceria com o Instituto Carlos Chagas para desenvolver o projeto Menina-Moça-Mulher, um programa que irá fornecer ,no bairro da Lapa, uma estrutura para atendimento de meninas e mulheres  em situação de vulnerabilidade e drogadição. A idéia é reunir num só espaço atendimento médico primário, assistência jurídica, oficinas de aprendizado e diversas outras políticas públicas de apoio. A CEF(Caixa Econômica Federal)  irá investir R$ 800 mil no projeto Menina-Moça-Mulher, que conta com apoio da SPM.
Ministra Fátima Pelaes com o presidente de Furnas, Ricardo Medeiros

Furnas.

Após a reunião com o prefeito do Rio, a  secretária Fátima Pelaes esteve com Ricardo Medeiros, presidente da hidrelétrica de Furnas .Vinculada ao Ministério das Minas e Energia, Furnas está presente em 16 unidades da federação e trabalha na  operação e  manutenção do  sistema onde passa cerca de 40% da energia elétrica brasileira. No encontro, Pelaes  e Monteiro discutiram uma potencial  parceria entre Furnas/SPM em relação à Rede Brasil Mulher. Ao final, a secretária classificou a reunião como altamente positiva para ações de trabalho conjunto em defesa da mulher”.

Notas da coluna Olimpio Guarany em A Gazeta



Renca  

Na proxima terça, o Senado vota a proposta de revogação do Decreto que extingue a Reserva Nacional do Cobre (Renca). A inicitiva é do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) tendo como principal argumento a destruição de muitas espécies da flora e fauna existente na área prevista para ser liberada para exploração mineral.Minha torcida e pela rovogação do decreto do Planalto.

Senado 2018 

Sarney não diz nem que sim nem que não, mas seu nome é incluido em todas as pesquisas para o Senado. O PMDB tem interesse direto na vaga do Amapá, perdida desde que Sarney decidiu não ser candidato à reeleição em 2014.






O “debut" de Paulo 

Presidente da OAB Amapá, o advogado Paulo Campelo recebeu, formalmente, o convite do PRB para ingressar na sigla. Mais do que isso, Hidelgard e Aline Gurgel o querem como candidato a deputado federal, mas a resposta não pode demorar. Esta semana PC vai decidir.

Buscando saída
Essa semana Camilo Capiberibe teve uma conversa com Emilio, assessor influente, no gabinete de Randolfe Rodrigues. A nova investida de Camilo vai na direção do convencimento de que o Senador da Rede é a melhor opção para o Governo e Capi para o Senado. O discretíssimo Emilio teria dito ser difícil mudar os rumos da chapa com Randolfe para o Senado e Davi para o governo.

Torcendo o nariz
Quando a proposta é Capi se mudar para compor a chapa com Davi, Camilo e o pai torcem o nariz. A questão ideológica pesa na hora de decidir uma situação dessa. O pragmatismo não é o forte dos líderes do PSB/AP.

Promotor na TV  

Animado com resultado das pesquisas que encomendou, o Promotor Moisés, pré-candidato ao senado, detona as ações de marketing da pré-campanha. Nas redes sociais já se vê a nova logomarca e o layout da página no Facebook. Em outubro ele estreia, na TV, um programa semanal.



domingo, 17 de setembro de 2017

Olimpio Guarany, A Gazeta edição de 17/09/2017

MERCADO

Aftosa
Até o fim deste mês, o Amapá receberá certificação nacional reconhecendo que o rebanho bovino e bubalino está livre a aftosa com vacinação. A notícia anima os criadores, especialmente de búfalos, que tem uma demanda reprimida por causa das restrições a exportação. Será a libertação do Amapá, no setor.

Abrindo mercado  

A campanha de vacinação iniciada na última sexta, deve cobrir cerca de 98% do rabanho amapaense, superando a meta do ano passado que atingiu os 96%. Isso já o suficiente para garantir a certificação. O presidente da Associação dos Criadores, Jesus Pontes, me disse que há um mercado ávido lá fora. Atravessar o rio Amazonas é uma questão de pouco tempo.

Investimentos 
De olho nesse mercado sem crise há empreendedores do setor com planta frigorífica pronta para instalar por aqui. A idéia é não só exportar búfalo em pé, mas beneficiado, o que agrega valor. De olho nesse nicho, há  investidores de outros segmentos da cadeia produtiva da pecuária, prontos a entrar no mercado amapaense aproveitando os incentivos da Zona Franca Verde.

Inflação 


O Amapá é o estado brasileiro onde o rítimo do aumento de preço foi negativo nos últimos três meses. A inflação do período por estas bandas registrou índices bem abaixo da média nacional. Para Antônio Teles Jr, do Planejamento, isso se deveu a maior oferta, principalmente de alimentos, um segmento que tem peso significativo no cálculo da inflação.

Herança 
Antonio Português, Santa Helena
Pioneiro da sorveteria em Macapá, Antônio Pereira, o Português, passou um legado que garantiu a continuidade de seu trabalho e a sustentação dos descendentes. Seu filho Torquato (Sorveteria Tutti Frutti) e os netos donos da Marvin e Santa Clara dominam o mercado de Macapá. Para tanto tiveram que aprender com o “velho” Portugues a técnica de produzir sorvete de qualidade que encanta amapaenses e os visitantes.





Madame boleira 

Sucesso no Festival Saborear, promovido pelo Sebrae, essa semana, Madame Boleira - Carolina Jucá - descobriu um nicho de mercado que explodiu a demanda de seus produtos. Ela é capaz de fazer delícias para atender a clientela que tem intolerância a lactose, a glúten e alergia a proteína do leite. A loja dela fica na Pedro Américo 1181, Jesus de Nazaré.



__________________________________________________________

Fátima Pelaes e Bancada Feminina da Câmara discutem empoderamento das mulheres

Da redação ( Brasilia-DF)

O empoderamento das Mulheres foi o assunto discutido entre a chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres(SPM), Fátima Pelaes  e a lider da  bancada feminina na Câmara, deputada federal Soraya Santos. A idéia é que a SPM apoie iniciativas que possibilitem as mulheres ascenderem ao poder. Uma delas é de iniciativa da Libra, Liga de Mulheres Eleitoras que desenvolve capacitação de  mulheres, para que tenham condições de concorrer aos pleitos. 
Outro projeto é o "Eu sei me defender", coordenado pela atleta e atriz Erica Paes, campeã mundial de jiu- jitsu. A secretária Fátima Pelaes explicou que a SPM e o Ministério dos Esportes estão trabalhando em uma ação articulada para levar para os Estados núcleos de oficinas de defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade. 


Erica Paes explicou que desenvolveu um curso de defesa pessoal e empoderamento das mulheres que visa elevar  a autoestima, combater  a violência e propiciar às mulheres condições de defesa de atos de violência. “Técnicas de defesa, no último caso, salvam vidas das mulheres", argumentou a atleta. 

O segredo da pessoa feliz - Artigo

Dom Pedro José Conti Bispo de Macapá Muito anos atrás, num lugar que pode ser o nosso, também, vivia uma pessoa muito feliz. Cert...